21 de agosto de 2015

Lideranças gráficas de 22 estados reúnem-se em Brasília em busca de melhorias para o ambiente de negócios

O 3º Encontro Nacional dos Sindicatos da Indústria Gráfica, que aconteceu em 20 de agosto, na capital federal, reuniu 53 lideranças de entidades representativas da indústria gráfica em 22 estados. A exemplo das edições anteriores, o evento foi promovido pelo Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP) e dedicou-se a temas capazes de aprimorar a gestão das entidades sindicais na defesa de seus filiados e na melhoria do ambiente de negócios.

Em meio à acentuada crise política e econômica que o País atravessa, o temário do Encontro privilegiou o debate sobre políticas públicas como força alavancadora do aumento da competitividade (ver abaixo). A abertura do evento coube ao anfitrião, Fabio Arruda Mortara, presidente do Sindigraf-SP, que reafirmou que, embora as discussões propostas corroborassem a gravidade da conjuntura, elas também deixavam clara a existência de ótimas perspectivas, inclusive para as pequenas e microempresas, para voltar a crescer e vislumbrar o desenvolvimento.

Também compuseram a mesa os presidentes da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), Levi Ceregato; da Abigraf Regional São Paulo, Sidney Anversa Victor; da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Claudio Baroni; e do diretor da Consultores Associados RN, Roberto Nogueira.

Na pauta da indústria gráfica

O evento foi aberto com a palestra “A importância da ação parlamentar para o desenvolvimento de um setor”, com Roberto Nogueira, seguida pelo tema “Sebrae e sindicatos: importância da integração para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, ministrada por Analuiza de Andrade Lopes, gerente adjunta da Unidade de Atendimento Setorial Indústria do Sebrae Nacional. No segundo bloco, foram quatro palestras: “Política industrial: produtividade e competitividade”, por João Emílio Padovani Gonçalves, gerente de política industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI); “Cenário macroeconômico e seus reflexos na indústria”, por Flávio Castelo Branco, gerente executivo da Unidade Política Econômica da CNI; “Conflito tributário – ISS X ICMS na indústria gráfica”, por Marcelo Viana Salomão; e “Tratamento diferenciado e simplificado para as micro e pequenas empresas; iniciativas para o aperfeiçoamento e sistematização do marco regulatório”, por Mauro Bogéa, secretário de Racionalização e Simplificação da Secretaria das Micro e Pequena Empresas da Presidência da República.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais