06 de outubro de 2015

Pacto pela Educação

Um dos destaques do 28º Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica foi o estabelecimento de um Pacto da Comunicação Impressa pela Educação. Conheça, a seguir, o texto desse acordo.

Pacto da Comunicação Impressa pela Educação

As entidades gráficas signatárias da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), participantes do XXIV Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica, decidem instituir o “Pacto da Comunicação Impressa pela Educação”.

Trata-se de compromisso de cada uma das entidades, no sentido de reivindicar em seus respectivos países, políticas públicas eficazes para a melhoria do ensino gratuito, bem como de manter permanente mobilização setorial em prol da educação.

O primeiro ponto a ser defendido é a destinação ao ensino de um percentual do PIB compatível com os desafios locais da educação, para garantir os necessários recursos ao setor.

A meta é garantir acesso a 100 por cento da população em idade escolar às instituições públicas do Ensino Básico.

A educação gratuita para crianças e adolescentes deve ter a meta da excelência.

Também entendemos caber ao Estado garantir que todas as crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública, que comprovadamente não tenham recursos para a compra de material escolar, contem com esses produtos supridos pelo Estado. Isso é essencial para a boa escolaridade e isonomia de oportunidades nas escolas.

Livros e cadernos devem ter tratamento tributário diferenciado em todos os países, preferencialmente com total imunidade dos impostos, incidindo sobre toda a cadeia produtiva e insumos. Tal medida é fundamental para reduzir disparidades no acesso da população, em especial crianças e jovens, a esses dois itens cruciais para o aprendizado e a absorção de cultura e conhecimento.

Este documento será enviado por todas as entidades signatárias aos governos de seus respectivos países, bem como disseminado da maneira mais ampla possível, por meio da mídia.

A Conlatingraf entende que a educação pública de excelência é condição basilar para a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento das nações na região.

Rio de Janeiro, Brasil, 2 de outubro de 2015

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais