30 de junho de 2022

Produção da indústria gráfica cresceu 7,8%

A produção da indústria gráfica encerrou 2021 com aumento de 7,8% em relação a 2020, como mostra o Boletim de Atividade Industrial, Abigraf Nacional. A alta em 2021 reflete em grande medida as perdas exibidas pelo setor no ano anterior (17,8%). O desempenho positivo em 2021 foi influenciado pelo aumento na produção do segmento de Atividades de Impressão (que inclui, livros, revistas, cartões magnéticos, impressos para fins promocionais diversos e de segurança, entre outros) que registrou aumento de 23,7%. Os segmentos de Produtos de Papel (que inclui, por exemplo, cadernos, agendas e etiquetas adesivas de papel impressas) caiu 0,3%, enquanto o setor de Embalagens (que inclui cartuchos, caixas, sacolas, sacos e bolsas de papel impressas) registrou contração de 0,7%. O Boletim destaca que a produção física terminou o ano passado 17,5% abaixo do nível pré-pandemia (comparação com o quarto trimestre de 2019). Na Indústria de Transformação, a produção está 2% abaixo do nível pré-pandemia.
Para os próximos meses a entidade projeta que a produção industrial não deverá exibir recuperação consistente. O conflito na Ucrânia, a disparada no preço internacional das commodities, o risco de estagflação na economia global e o cenário nacional com elevação da taxa básica de juros Selic são fatores que devem impactar a atividade econômica. Conforme consta no boletim setorial, a projeção para produção industrial em 2022 indica queda de 1,5%, que se confirmada, será a sexta em um período de dez anos. Desta forma, para a indústria gráfica a previsão, preliminar, é um recuo de 2,4% neste ano.

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais