16 de janeiro de 2023

Santa Catarina sedia o 5º Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica

Evento coordenado pelas ABIGRAFs Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná reuniu mais de 280 inscritos

Após um hiato de quatro anos por conta da realização do Congraf, em 2019, e das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, Santa Catarina acolheu o 5º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, realizado no dia 12 de novembro, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis

(SC). A última edição do evento, idealizado pelas Abigrafs de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, ocorreu em 2018, no estado gaúcho.

Mais de 280 inscritos puderam prestigiar a programação, regida pelo tema “Atitude é o que nos conecta”, que apresentou palestras voltadas à demonstração de cases de sucesso, perspectivas do mercado gráfico, impulsionamento do negócio e motivacionais. Além disso, fornecedores de produtos e patrocinadores também exibiram os seus trabalhos durante o Salão de Negócios, em um momento de integração, networking e inovação.

O presidente da Abigraf-SC, Evandro Volpato, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância de eventos como este para o momento de troca e fortalecimento das relações entre os gráficos. A cerimônia de abertura contou também com as saudações dos presidentes das Abigrafs do Rio Grande do Sul, Roque Noschang, do Paraná, Marcos Dybas da Natividade, do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Julião Gaúna, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Fernando Rocha e um vídeo com as palavras do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que destacou a importância do setor gráfico para a indústria como um todo, por ser um importante elo da cadeia produtiva. “Temos nos três Estados do Sul do Brasil muitas empresas que são referência em seus setores e não é diferente no segmento gráfico, que tem o potencial de agregar valor aos nossos produtos, por meio de sua qualidade e arte”, afirmou.

A palestra de abertura foi proferida por André Campelo, que apresentou o “Case de Sucesso: Dentro da História”, startup lançada em 2016. Na sequência, o fenômeno das redes sociais, Judah Adonai, falou sobre “Como ver LUCRO na conta”.

No período da tarde, foi a vez de Robson Carvalho, gerente da Cor e Processo, dar início às palestras, com o tema “A Tecnologia de Informação na Indústria Gráfica”. Ele compartilhou o que aprendeu nos seus 30 anos de experiência na área gráfica, especialmente a necessidade de enxergarmos a TI dentro dos nossos negócios.

O encerramento da programação ficou por conta do diretor-presidente da Mormaii, Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, que abordou “Atitude, Gestão & Empreendedorismo”. Hoje, a marca exporta para mais de 20 países e está presente em mais de 25 mil pontos de venda com seus produtos. Ao final, Morongo comentou que quando se pensa em administração de um negócio, seja ele qual for, muito se pensa em números e esquecemos o principal: o “bicho” homem. “As empresas são feitas por seres humanos, e para interagir com elas você precisa encontrar quem você é”, concluiu.

Noticias Relacionadas

16 de janeiro de 2023

Posse da nova diretoria Abigraf-SP

A Abigraf-SP realizou em 8 de dezembro de 2022 a cerimônia de posse das Diretorias Executiva e Seccionais e do Conselho Fiscal, eleitas para o triênio 2022-2025.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Reunião de encerramento do COPAGREM

A Abigraf Nacional, Abigraf-SP e o Sindigraf-SP estiveram presentes na última Reunião Plenária do COPAGREM de 2022, presidida pelo Dr. Levi Ceregato, a reunião aconteceu, no dia 8 de dezembro, na sede da FIESP.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Jornada de Transformação Digital

A Jornada de Transformação Digital é um programa criado pela FIESP, pelo CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP com capacidade para contemplar 40 mil micro, pequenas e médias indústrias.

Leia mais