30 de junho de 2016

Sondagem da Indústria Gráfica Brasileira foi publicada recentemente

O Departamento de Estudos Econômicos da ABIGRAF Nacional, Decon, publicou recentemente a Sondagem da Indústria Gráfica Brasileira, do primeiro trimestre de 2016. Segundo o estudo, “o Índice de Confiança (IC) do Empresário da Indústria Gráfica Brasileira, no primeiro trimestre de 2016, atingiu a marca de 41,2 pontos, em uma escala de 0 a 100. O indicador permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, mas ainda distante da linha de neutralidade de 50 pontos, o que sinaliza que os empresários estão pessimistas quanto à situação dos negócios”.

Em relação às consequências do ajuste da taxa de câmbio o levantamento concluiu que “o encarecimento de insumos e matéria-prima já é sentido por toda a indústria, e o setor gráfico não seria diferente. Essencialmente formado por micro e pequenas indústrias não exportadores, sofre com o aumento de preços, já que 60% das empresas compram insumos importados, mesmo que adquiridos no mercado interno por meio de fornecedores. Além disso, as produtoras nacionais de papel têm conseguido repassar aos preços, ainda que parcialmente, a depressão cambial”.

Para mais informações sobre o estudo, envie um e-mail para pesquisa@abigraf.org.br

Noticias Relacionadas

17 de agosto de 2023

Cartão Material Escolar precisa ser ampliado para todo o Brasil

O Cartão Material Escolar foi o principal destaque apresentado pela ABIGRAF na Feira Escolar 2023.

Leia mais
17 de agosto de 2023

Prêmio Excelência em Papelaria reconhece os destaques de 2023

O Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Flaves Gaúna participou do Prêmio Excelência em Papelaria 2023, considerado o Oscar do segmento, e que reconhece e valoriza as papelarias de maior relevância do último ano.

Leia mais
14 de agosto de 2023

Trabalho de atração de associados vem dando resultado no Paraná

Gráfica premiada no Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho prova que trabalho de atração de associados vem dando certo no Sigep/Abigraf-PR.

Leia mais