15 de agosto de 2016

Sucessão familiar

Ser dono do próprio negócio e vê-lo prosperar é o sonho de muita gente. Após ter o plano realizado e concretizado, chega a hora de se aposentar e passar o bastão para dar continuidade ao que foi construído. Em mais uma palestra do Espaço Escolar Experience da Feira Escolar Office Brasil, Domingos Ricca, sócio-diretor da Ricca & Associados e da Revista Empresa Familiar, falou sobre a sucessão familiar nas papelarias.

O primeiro passo neste processo de transição, segundo o especialista, é o gestor avaliar qual o melhor caminho para a empresa, algo que pode ser bem difícil quando é necessário conciliar os papéis de marido, pai e empreendedor. Porém, mais do que se preocupar em ensinar os jovens as técnicas de gestão, é preciso deixar o sucessor preparado com base nos quatro pilares de uma transição perfeita.

O primeiro pilar é a Palavra, e é tarefa do proprietário fazer com que o candidato entenda como as coisas funcionam ao lidar com funcionários e fornecedores, e que a palavra é o bem mais precioso que um empreendedor possui; o segundo deles é o pilar do carisma e da liderança, que geralmente é necessário ser lapidado – as pessoas precisam respeitar a pessoa por si e não pelo seu nome.

É preciso ainda conhecer a fundo o terceiro pilar, o da Cultura, que envolve o funcionamento da empresa e como ela chegou ao lugar em que está. Tendo consciência do valor da empresa, vem o quarto e último pilar, o da Perseverança, que será fundamental para os momentos de dificuldade que chegam em qualquer empreendimento e exigem muita paciência e sacrifício para serem superados.

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais