15 de agosto de 2016

Sucessão familiar

Ser dono do próprio negócio e vê-lo prosperar é o sonho de muita gente. Após ter o plano realizado e concretizado, chega a hora de se aposentar e passar o bastão para dar continuidade ao que foi construído. Em mais uma palestra do Espaço Escolar Experience da Feira Escolar Office Brasil, Domingos Ricca, sócio-diretor da Ricca & Associados e da Revista Empresa Familiar, falou sobre a sucessão familiar nas papelarias.

O primeiro passo neste processo de transição, segundo o especialista, é o gestor avaliar qual o melhor caminho para a empresa, algo que pode ser bem difícil quando é necessário conciliar os papéis de marido, pai e empreendedor. Porém, mais do que se preocupar em ensinar os jovens as técnicas de gestão, é preciso deixar o sucessor preparado com base nos quatro pilares de uma transição perfeita.

O primeiro pilar é a Palavra, e é tarefa do proprietário fazer com que o candidato entenda como as coisas funcionam ao lidar com funcionários e fornecedores, e que a palavra é o bem mais precioso que um empreendedor possui; o segundo deles é o pilar do carisma e da liderança, que geralmente é necessário ser lapidado – as pessoas precisam respeitar a pessoa por si e não pelo seu nome.

É preciso ainda conhecer a fundo o terceiro pilar, o da Cultura, que envolve o funcionamento da empresa e como ela chegou ao lugar em que está. Tendo consciência do valor da empresa, vem o quarto e último pilar, o da Perseverança, que será fundamental para os momentos de dificuldade que chegam em qualquer empreendimento e exigem muita paciência e sacrifício para serem superados.

Noticias Relacionadas

30 de junho de 2022

Encontro Nacional da Indústria discute desafios do setor para a próxima década

A 13ª edição Confederação Nacional da Indústria (CNI), teve como tema "O desafio da década: construindo o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033”.

Leia mais
30 de junho de 2022

Produção da indústria gráfica cresceu 7,8%

A produção da indústria gráfica encerrou 2021 com aumento de 7,8% em relação a 2020, como mostra o Boletim de Atividade Industrial, Abigraf Nacional

Leia mais
30 de junho de 2022

ABIGRAF-RJ participa de palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro

A Associação Comercial do Rio de Janeiro recebeu, no dia 8 de junho, em sua sede, o Presidente Jair Bolsonaro, para uma palestra com empresários, dirigentes de entidades

Leia mais