27 de outubro de 2022

Venda de álbuns da copa e ações promocionais puxaram vendas no varejo de livros no país

Os dados do 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil mostram crescimento de 5,71% no faturamento do setor, no período apurado entre meados de agosto e meados de setembro* de 2022, apesar de um volume 0,38% menor em número de unidades. Foram 4,53 milhões de livros comercializados com receita total de R$191,93 milhões.

No mesmo período do ano anterior, a receita tinha sido de R$181,56 milhões e 4,54 milhões de unidades vendidas. A pesquisa é realizada pela Nielsen BooK e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). No mesmo período de 2021, o comércio ampliava o horário de funcionamento das lojas, no âmbito das medidas de flexibilização da pandemia. Naquele momento, foram registradas ações promocionais de varejistas, no sentido de recuperar as vendas e, por isso, o período tornou-se o segundo melhor em resultado daquele ano até então.

Os grandes fatores que contribuíram para o bom desempenho neste nono período da pesquisa em 2022 foram as ações promocionais de varejistas e a proximidade da realização da Copa do Mundo. O evento impulsionou a compra de álbuns de figurinhas, que responderam por 4,91% em volume de unidades e 6,05% em valor em relação a faturamento, se destacando também em relação às últimas edições da Copa.

O ano de 2022 continua se destacando no acumulado e é superior ao de 2021. Do começo do ano até meados de setembro**, foram vendidos 39,87 milhões de livros acumulando faturamento de R $1,72 bilhão pelo setor livreiro neste ano, com variação positiva de 5,26% em volume e 9,15% em valores.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais